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Manuel Heitor destaca contributo de modernidade e confiança para regresso à normalidade

Manuel Heitor destaca contributo de modernidade e confiança para regresso à normalidade

O ministro Manuel Heitor apelou ontem, em Coimbra, à retoma do ensino presencial nas instituições do ensino superior, defendendo que já nada justifica que as mesmas continuem encerradas e sublinhando que "não há sistema de ensino sem uma interação presencial entre estudantes e docentes".

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Ensino superior vai ser “de certeza presencial” no novo ano letivo

Falando aos jornalistas na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, do Instituto Politécnico onde foi assistir ao reinício das atividades letivas presenciais, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior apelou ao rápido regresso à normalidade das aulas no ensino superior, sustentando que já nada justifica prolongar o período de dois meses de aulas não presenciais, medida que foi necessária adotar, como lembrou, devido à contenção da pandemia de Covid-19.

O ministro pediu ainda às instituições do ensino superior, “publicas e privadas”, que “continuem a acolher os estudantes estagiários e a criar emprego” para os finalistas, salientando a este propósito o papel de relevo que o Instituto Politécnico de Coimbra está a assumir, ao ter começado já a atrair os seus estudantes para as aulas presenciais, um regresso que o governante considera fundamental e que compreende ainda, como assinalou, a programação das avaliações que serão em junho e julho.

Para Manuel Heitor, se por um lado o Ensino Superior foi capaz de dar um “sinal de modernidade” logo no início da crise, ao adotar o ensino à distância, passado agora o período mais complicado da crise, terá igualmente de assumir um papel de destaque, dando um” sinal de grande confiança” à população, retomando as atividades letivas presenciais.

O ministro lembrou ainda que “sem aprendizagem e sem mais ensino” não haverá “retoma da vida social e económica”, reconhecendo, contudo, que o regresso às aulas presenciais, mesmo que gradual, “não está a ser igual em todo o país”, o que justificou com o facto de haver ainda “algum medo” por parte dos estudantes e das suas famílias, mas também de alguns docentes.

Receios que têm de ser combatidos, como referiu, criando condições nos estabelecimentos do Ensino Superior para que haja mais “segurança e responsabilidade”, voltando a reafirmar mais à frente a importância dos estágios para cerca de “80 mil jovens” que todos os anos, após as suas graduações, entram em contacto com o mercado de trabalho.

Competências para o futuro

Antes, Manuel Heitor esteve num debate no ISCTE, em Lisboa, onde participou numa sessão da iniciativa ‘Skills 4 pós-Covid – Competências para o futuro’, onde o governante corroborou a importância de se continuar a privilegiar o trabalho académico presencial, defendendo a este propósito que, perante as oportunidades que estas “crises aceleradas no tempo nos dão”, o Ensino Superior pode e deve “reforçar o seu posicionamento” na sociedade portuguesa, desde que se “sublinhe de forma clara que tem de ser presencial”.

O governante lembrou que falta ainda definir como é que o Ensino Superior em Portugal se poderá diferenciar no contexto europeu, designadamente no que respeita a apresentar uma estratégia própria, “valorizando a presença”, sustentando Manuel Heitor que, para além das tecnologias em geral e da ciência de dados em particular, as “competências para o futuro” devem ser, sobretudo, “transversais”, passando também pelas “ciências sociais e humanas”.