home

Manuel Alegre distinguido com Prémio Vida Literária

Manuel Alegre distinguido com Prémio Vida Literária

O Prémio Vida Literária 2015/1016, galardão instituído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), foi atribuído ao escritor e poeta Manuel Alegre, um dos maiores vultos da vida literária, cívica e política portuguesa desde meados da década de 60.

Notícia publicada por:

Manuel Alegre distinguido com Prémio Vida Literária

“A direção, constituída em júri, como desde sempre nesta iniciativa, deliberou por unanimidade, considerando o longo percurso literário do autor, de um tempo prévio, a ‘Praça da Canção’, à atualidade com ‘Uma outra memória’, um percurso muito premiado e reconhecido pelos leitores e pela crítica, em termos que tornam inconfundível a sua presença de poeta, narrador, cronista, ensaísta, na esfera cultural do país”, atribuir o galardão a Manuel Alegre, lê-se no comunicado da APE.

Nas 12 edições anteriores, foram distinguidos Miguel Torga, José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, Óscar Lopes, José Cardoso Pires, Eugénio de Andrade, Urbano Tavares Rodrigues, Mário Cesariny de Vasconcelos, Vítor Aguiar e Silva, Maria Helena da Rocha Pereira, João Rui de Sousa e Maria Velho da Costa.

A associação refere ainda que a cerimónia de entrega do prémio será oportunamente anunciada.

Consagração de carreira

Entretanto, foi também divulgado que o autor de “O Canto e as Armas”, de 79 anos, irá receber, em maio próximo, o Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA)

Em maio de 2008, a SPA já tinha distinguido o autor de “Nambuangongo, Meu Amor”, um poema que virou canção na voz de Paulo de Carvalho, com a Medalha de Honra.

“Vários poemas de ‘A Praça da Canção’, livro editado em 1965, foram musicados e cantados por nomes como Adriando Correia de Oliveira, tornando-se assim um dos símbolos da luta dos portugueses contra a ditadura de Oliveira Salazar e Marcello Caetano”, afirma a SPA, sublinhando que “também esse facto foi tido em conta na escolha” do nome do poeta para receber a mais alta distinção anual da cooperativa de autores.

De salientar que o escritor e poeta tem recebido vários prémios literários nacionais e internacionais e preside ao Prémio LeYa de Literatura, desde a sua criação, em 2008.