home

Mais ambição para os Açores

Mais ambição para os Açores

O presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, justificou ontem a sua recandidatura ao cargo com o facto de “o sonho e a ambição” que tem para o progresso dos Açores não estarem ainda plenamente realizados, sublinhando que ambiciona mais na criação de emprego, na educação ou na saúde.

Notícia publicada por:

Mais ambição para os Açores

Na apresentação da candidatura, na sede do PS, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Vasco Cordeiro realçou ainda o “dever de lutar pelo povo destas ilhas, honrando o legado” que lhe foi transmitido.

Já no que respeita à autonomia, salientou a importância de estarmos sempre “vigilantes e prontos face aos autonomistas de fachada de cá e vigilantes e prontos face aos antiautonomistas confessos de lá, defendendo, intransigentemente, a nossa capacidade e o nosso direito de sermos nós, açorianos, os senhores do nosso destino”.

Vasco Cordeiro, que se candidata a um segundo mandato, recordou o novo ciclo político iniciado com a vitória do PS nas últimas eleições regionais, em 2012, que o elegeram presidente do Governo Regional, e lembrou a crise financeira e económica e o “brutal programa de ajustamento orçamental”, com “uma austeridade sem contemplações sobre famílias e empresas” concretizado pelo anterior Executivo de Lisboa.

Por outro lado, Vasco Cordeiro apontou ainda a redução significativa da presença norte-americana na base das Lajes, na ilha Terceira, ou a “turbulência dos preços nos mercados dos produtos lácteos, afetando um sector basilar” da economia açoriana, a agricultura

“Em todos estes combates”, sublinhou, “o PS/Açores esteve ao lado das famílias e das empresas açorianas, trilhando um caminho próprio”, nomeadamente com medidas para combater a retração económica, como a diminuição dos impostos ou o aumento dos apoios sociais.

O líder do PS/Açores disse que, “no meio de toda esta conjuntura”, se avançou também em áreas estruturais para o desenvolvimento da economia e para a autonomia, salientando, entre outras, a negociação do novo quadro comunitário de apoio ou o novo modelo de acessibilidades aéreas.

As eleições diretas para o PS/Açores realizam-se nos dias 15 e 16 de janeiro e o XVI Congresso Regional decorrerá nos dias 18, 19 e 20 de março, em São Miguel.