Mais 10 ME para valorizar oferta de territórios de baixa densidade
Ana Mendes Godinho explicou que o Valorizar vai passar a ter mais 10 milhões de euros disponíveis para projetos de diversificação da oferta turística no interior de Portugal.
“A linha de apoio teve uma procura tal que sentimos essa necessidade, de aumentar o orçamento”, apontou, congratulando-se com o nível de confiança médio no desempenho do setor turístico, que atingiu 84,3% em maio, o valor mais elevado no barómetro do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo.
Trata-se de “um valor histórico, desde que é monitorizada a confiança no turismo em Portugal, indicando que há hoje uma grande mobilização e confiança de todos”, vincou a secretária de Estado.
Ana Mendes Godinho referiu também que o turismo é “uma atividade com grande dinamismo em Portugal, mas também com perspetivas de futuro”.
Promover coesão económica social
Recorde-se que o programa Valorizar foi apresentado pelo Executivo socialista em dezembro, há seis meses, dispondo de uma dotação inicial de 20 milhões de euros.
Para esta primeira fase do programa as candidaturas decorrem até 31 de dezembro de 2017.
A medida tem como objetivo apoiar o investimento em iniciativas e projetos com interesse para o turismo que promovam a coesão económica e social do território.
O Valorizar abrange ainda iniciativas que visem a estruturação de programas de visitação turística no interior e a criação de calendários de eventos com potencial turístico e impacto internacional, bem como uma linha de acessibilidade e uma outra de disponibilização de redes wi-fi grátis em centros históricos.