home

José Sócrates: “Portugal não tem qualquer problema no seu sistema financeiro”

José Sócrates: “Portugal não tem qualquer problema no seu sistema financeiro”

José Sócrates afirmou hoje esperar que a decisão da Irlanda de recorrer à ajuda externa trave “a especulação” e “acalme” os mercados, insistindo que não há relação entre os problemas financeiros irlandeses e os portugueses.

Para José Sócrates, o recurso da Irlanda à ajuda externa para solucionar a sua crise financeira deve ter como consequência “uma acalmia dos mercados, parando com a especulação, que não tem nenhum sentido”.
“Espero que a Irlanda, ao recorrer ao fundo da União Europeia, faça com que se normalize a situação nos mercados, porque Portugal estava a sofrer um nítido efeito de contágio. Não há nenhuma relação entre Portugal e a Irlanda”, disse.
Segundo Sócrates, ao contrário da Irlanda, “Portugal não tem qualquer problema no seu sistema financeiro”.
“Temos mesmo um dos sistemas financeiros que menos consequências sofreu em 2008 e em 2009. Mas Portugal também nunca teve qualquer bolha imobiliária – e isso não criou no país qualquer problema financeiro – e temos uma situação orçamental sem comparação”, sustentou.
De acordo com o líder do executivo, Portugal fechará este ano com “um défice orçamental de 7,3 por cento, que é menor do que o da França, para já não falar em comparação com a Grécia, Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos ou Japão”.
“Portugal tem uma dívida pública que está em linha com a média da União Europeia e teremos um Orçamento aprovado para 2011 que prevê um défice de 4,6 por cento – valor também abaixo da média europeia. Estes dados dão-nos razões para ter confiança com o que se está a passar em Portugal. Nós vamos resolver os nossos próprios problemas”, acrescentou.