home

José Luís Carneiro reforça laços com a diáspora portuguesa na Suíça

José Luís Carneiro reforça laços com a diáspora portuguesa na Suíça

Em visita à Suíça, José Luís Carneiro deixa claro que “o PS está com os portugueses, cá dentro e lá fora”, sublinhando que uma importante prioridade do partido passa por estreitar laços com as comunidades portuguesas, ouvindo as suas preocupações, valorizando o seu contributo e promovendo um diálogo permanente que reforce a unidade nacional e a presença de Portugal além-fronteiras.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

O líder socialista levou a território helvético a segunda etapa do programa “Diálogos com as Comunidades”, uma iniciativa lançada em setembro, em Paris, que tem como objetivo aprofundar a ligação entre o PS e a diáspora portuguesa, valorizando o seu papel no desenvolvimento do país e na projeção de Portugal no mundo.

Durante três dias intensos – de 7 a 9 de novembro, em Genebra, Martigny e Payerne –, José Luís Carneiro manteve um contacto direto com portugueses residentes na Suíça, visitando empresas, centros culturais e instituições científicas, numa agenda marcada pela proximidade e pela escuta ativa das preocupações e contributos das comunidades.

Acompanhado por Paulo Pisco, atual adjunto do Secretário-Geral do PS para as Comunidades Portuguesas e antigo deputado eleito pelo círculo da Europa, o líder socialista sublinhou que o partido “defende uma política externa e de emigração que valorize quem vive fora e nunca deixa de construir o nosso país todos os dias”.

“O PS está com os portugueses, cá dentro e lá fora”, afirmou, garantindo que os “Diálogos com as Comunidades” irão continuar noutros países, consolidando a visão de um Portugal global, solidário e unido pelos seus cidadãos, independentemente do local onde vivam.

Genebra: ciência e empreendedorismo português no coração da Europa

O primeiro dia da visita, a passada sexta-feira, foi dedicado à região de Genebra, onde José Luís Carneiro teve oportunidade de conhecer o trabalho e o talento de investigadores portugueses no CERN – Centro Europeu de Investigação Nuclear, instituição de referência mundial na área da ciência.

O Secretário-Geral elogiou “a excelência da ciência e do empreendedorismo feitos por portugueses”, destacando que Portugal se afirma na Europa “também através da competência dos seus investigadores e empresários”.

Paulo Pisco referiu, por sua vez, que no CERN trabalham cerca de 150 portugueses, destacando o contributo destes profissionais “para a afirmação de Portugal e a divulgação da ciência portuguesa no mundo”.

A visita terminou com um encontro com o presidente do PS do Cantão de Genebra, Thomas Wenger, e com o lançamento oficial do núcleo local do Partido Socialista, num jantar que juntou dezenas de militantes e simpatizantes na Associação Democrática dos Trabalhadores Portugueses.

Martigny: diálogo franco com os representantes das comunidades

No sábado, em Martigny, José Luís Carneiro reuniu-se com representantes do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), num encontro descrito como “franco e construtivo”.

Nesta ocasião, a conversa centrou-se no papel essencial da diáspora e nos desafios enfrentados por quem vive fora, mas mantém uma forte ligação ao país.

O líder socialista expressou o seu reconhecimento pelo “enorme contributo que os portugueses na Suíça dão à economia, à cultura e à projeção de Portugal”, reafirmando o compromisso do PS com políticas que “valorizem e apoiem os portugueses que vivem e trabalham no estrangeiro”.

Entre as várias propostas apresentadas pelos conselheiros, foi discutido o tema do regresso a Portugal dos emigrantes em idade de reforma, uma medida “defendida há muito pelo PS”, como salientou Paulo Pisco.

Payerne: a força da cultura e da identidade portuguesa

A visita terminou domingo, em Payerne, onde Secretário-Geral participou num almoço comunitário e na tradicional Festa das Castanhas, momentos de grande convívio e partilha.

Entre o diálogo com dirigentes locais, autarcas de origem portuguesa e representantes do Centro Português de Payerne, José Luís Carneiro enalteceu “a vitalidade, o orgulho e a energia” da comunidade portuguesa na Suíça, vincando que “a identidade portuguesa se constrói todos os dias com quem nunca deixou de levar Portugal no coração”.

ARTIGOS RELACIONADOS