Investir em sistemas de rega para responder aos desafios do clima
Ao falar durante a apresentação do projeto de modernização do aproveitamento hidroagrícola da Lezíria Grande, António Costa defendeu que o país “tem de estar preparado para prevenir os efeitos das alterações climáticas e que, neste sentido, o Governo socialista está a implementar “um grande projeto estratégico para o país”.
“São 500 milhões de investimento que vão permitir aumentar em mais 50 mil hectares as áreas de regadio e modernizar mais 40 mil”, referiu, sublinhando que “isto melhora a produtividade da nossa agricultura, mas também aumenta a capacidade de reserva e permite uma gestão mais eficiente da água”.
“Temos de continuar a investir, mas tendo também em conta que temos o desafio das alterações climáticas e, portanto, mais vale prevenir agora do que remediar depois”, enfatizou.
PNR com 543 ME
O Programa Nacional de Regadios prevê instalar em todo país, até 2022, cerca de 95 mil hectares de regadios, dos quais 54 serão novos e os restantes correspondentes a modernizações, estando alocado um investimento público de cerca de 534 milhões de euros.
Segundo o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, foram sinalizados 54 projetos, dos quais 22 já viram a sua candidatura aprovada.
Até ao momento foram aprovados cinco projetos na zona do Algarve e Sudoeste Alentejano, sete no Alentejo, sete no Litoral Norte e Centro e três no Interior Norte e Centro.
No caso do projeto da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira serão beneficiados cerca de 6 500 hectares, num investimento de 30 milhões de euros.