Investimento de 91M€ em dez hospitais
O Programa de Investimentos na Área da Saúde (PIAS), aprovado pelo Conselho de Ministros e publicado ontem, no Diário da República, prevê que “dez hospitais vão beneficiar de investimentos de 91 milhões de euros nos próximos três anos, parte dos quais através de verbas provenientes de financiamento comunitário”, refere o Ministério da Saúde, em comunicado ontem divulgado.
Deste modo, “pretende-se alavancar o investimento, a recuperação e a melhoria de infraestruturas e equipamentos do setor da saúde”, bem como garantir “a melhoria da rede e a expansão da atual capacidade instalada do Serviço Nacional de Saúde (SNS), traduzindo um compromisso do Governo”, pode ler-se na mesma nota. O PIAS será repartido por três anos (2019, 2020 e 2021) e será financiado por verbas do Orçamento de Estado (69,3 milhões de euros) e, sempre que aplicável, por fundos europeus (21,3 milhões de euros).
Este investimento irá permitir, entre outros, a “aquisição de aceleradores lineares para radioterapia, a requalificação de instalações e equipamentos e projetos com vista à eficiência energética”, concorrendo, assim, para “o objetivo de reforçar o investimento e a inovação tecnológica no SNS, prosseguindo a missão de prestação de cuidados de saúde de qualidade”, avança o comunicado.
O Ministério da Saúde informa, ainda, que “caberá aos hospitais realizar as ações necessárias à concretização célere destes investimentos”.