Investidores mostram interesse em Portugal
O ministro da Economia contrariou desta forma a ideia, que a direita quer passar, segundo a qual há pessimismo nos mercados internacionais relativamente a Portugal.
Manuel Caldeira Cabral está em Davos, Suíça, até sábado, onde terá encontros com representantes da Comissão Europeia e de alguns países presentes no Fórum Económico.
À Imprensa, o governante português descreveu como “muito interessante” o tema que está em discussão no encontro: a quarta revolução industrial.
“É um dos temas que estamos a pôr na agenda com muita força”, aclarou, para de seguida explicar que “a indústria 4.0”, isto é, “a digitalização da indústria” está no centro dos tópicos mais fortes em discussão.
Para Caldeira Cabral, nesta “nova revolução industrial que está já a acontecer”, Portugal, “em vez de chegar atrasado como chegou à última revolução industrial, pode estar na linha da frente”.
O nosso país, segundo o ministro da Economia, “tem de facto muito bom software” e “pode beneficiar muito desta quarta revolução”.
Assim, apontou o ministro, o Fórum constitui “uma oportunidade muito boa para os setores tradicionais” pois permitirá a ligação direta aos clientes, o que permite a indústrias como a portuguesa aumentar a sua margem (que atualmente fica nos distribuidores), possibilitando criar mais valor em Portugal.
Manuel Caldeira Cabral sublinhou que o Fórum Económico é um sítio ideal para fazer contactos e também para explicar melhor qual é a política do novo Governo, para explicar também melhor os dados do Orçamento do Estado.