Interesses dos portugueses no Reino Unido serão defendidos
“O Governo português tem estado atento aos interesses dos portugueses no Reino Unido e na última reunião do Conselho Europeu esta questão esteve sobre a mesa de uma forma bastante expressiva: o Reino Unido não pode ter única e exclusivamente acesso ao mercado único e limitar a liberdade de circulação”, disse o deputado do PS eleito pelo círculo da Europa.
Esta a mensagem central de Paulo Pisco a umas dezenas de portugueses presentes numa sessão de esclarecimento, bastante participada, sobre o potencial impacto do Brexit, onde comparou a situação com a da Suíça, que em 2014 aprovou em referendo para alterar a política de imigração.
O deputado do PS lembrou que a Suíça, ao colocar em causa o acordo de livre circulação das pessoas (ALCP) com a UE, pôs em risco outros acordos, como o acesso a circulação de estudantes, o financiamento da ciência e sectores como os transportes e a energia, que têm um grande impacto social e económico.
“Não há razão para pânico, ainda há muita poeira no ar”, garantiu.
No final do debate, organizado pelo movimento Portugueses4Europe de Stockwell, no sul de Londres, o eleito local Guilherme Rosa, um dos organizadores do evento, saudou os bons resultados e mostrou-se esperançado na utilidade de uma página de internet de informação, a lançar brevemente.
“Eu tenho 100-150 pedidos de informação. É muito difícil informar uma a uma as pessoas, por isso se as pessoas se juntarem, se vierem falar com especialistas de uma forma organizada, se se criarem ferramentas de informação digitais, é a forma de conseguirmos acompanhar tantos pedidos de informação”, sublinhou.
Além de um encontro com estudantes e investigadores portugueses, o deputado Paulo Pisco tem agendados contactos com empresários e outros elementos da comunidade, antes de se reunir com representantes da Câmara de Lambeth, zona londrina onde vivem portugueses.