fbpx

Fórum Mário Soares promove ciclo de conferências dedicado à solidariedade em Portugal e no mundo


O “Fórum Mário Soares: Igualdade em Liberdade” dá início no próximo sábado ao ciclo de conferências “O Futuro da solidariedade em Portugal e no mundo”, que visa lançar o debate sobre os desafios que as sociedades contemporâneas enfrentam hoje em dia em consequência da pandemia covid19 e que se pensavam ultrapassados pelos avanços científicos e pelo progresso socioeconómico das últimas décadas.

A primeira conferência deste ciclo é dedicada ao tema “Portugal e a solidariedade na Europa e no mundo global” e conta com a intervenção do presidente do Conselho Coordenador do Fórum Mário Soares, Augusto Santos Silva, e do presidente da Federação do PS Porto, Manuel Pizarro. Segue-se um painel com intervenções de Andrés Malamud, investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sobre o multilateralismo e as alianças internacionais: continuidades e mudanças; Isabel Santos, eurodeputada no Parlamento Europeu, que abordará a solidariedade na União Europeia: desenvolvimento desigual ou coesão; e Tiago Fernandes, professor do ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, doutorado em ciências sociais e políticas, que se irá dedicar  ao renascimento dos autoritarismos, a política externa dos pequenos estados e caso português. Haverá, depois, um período de debate moderado pelo jornalista do Jornal de Notícias, Paulo Ferreira, no qual o público poderá participar, colocando as suas questões no Facebook do PS. Tendo em conta as limitações causadas pela pandemia covid19, esta sessão será inteiramente digital e será transmitida em direto através do Facebook do PS.

Pela primeira vez desde o final da II Guerra Mundial, vive-se uma crise global, que não só afeta todas as sociedades e populações mundiais em simultâneo, como abarca múltiplas esferas da vida coletiva. Em particular, esta crise coloca um desafio importante às formas estabelecidas de solidariedade coletiva, não só dos cidadãos entre si, mas também na ação do Estado, assim como na relação entre os Estados, organizações e instituições internacionais na arena global”, sublinha o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, que em junho apresentou a iniciativa Fórum Mário Soares, em Lisboa.

Com esta iniciativa, o PS promover um debate nacional sobre a solidariedade, um dos princípios estruturantes do ideário socialista. Através da análise e discussão por um conjunto de personalidades do mundo político, cívico e académico, procura-se antecipar soluções e apresentar propostas inovadoras de políticas públicas e mobilização cidadã que criem as condições para uma sociedade justa e solidária face aos desafios atuais.

Este ciclo de conferências irá prosseguir até ao terceiro trimestre de 2021com os temas “A solidariedade territorial e a democracia local”, “O socialismo na construção da democracia e da solidariedade cívica” e “O papel do Estado no desenvolvimento económico e na solidariedade coletiva”.