home

Governo prepara dois milhões de euros para boas práticas ambientais

Governo prepara dois milhões de euros para boas práticas ambientais

João Pedro Matos Fernandes

O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que o Governo vai assinar um despacho no início de fevereiro que disponibiliza dois milhões de euros para remunerar serviços de ecossistemas.
«Será dinheiro para proprietários que, pelas suas boas práticas, contribuam para a qualidade ambiental do país. Para fazermos isto, que é absolutamente pioneiro, não podemos lançar o exercício para o País todo», disse o Ministro no final da sessão de encerramento sobre intervenções prioritárias de proteção de recursos hídricos em Penela.
Matos Fernandes referiu que foi lançado um projeto-piloto que envolve a Serra do Açor, o Tejo Internacional e as áreas ardidas de Silves e Monchique e que a medida pretende a substituição de árvores de maior rendimento por espécies mais resilientes e autóctones, pagando aos proprietários a diferença de rendimento.
«Vamos pagar a substituição das espécies e, em segundo lugar, fazer contratos a 20 anos, em que remuneramos a cada ano a diferença de rendimento que as pessoas teriam por ter escolhido uma espécie adaptada ao território, em detrimento daquelas que lhes dá mais rendimento», disse.
O projeto-piloto tem início em 2019 e a cada ano haverá novas verbas para serem assinados novos contratos noutros territórios do país, sendo necessário que os terrenos estejam cadastrados.
O Projeto de Reabilitação dos Recursos Hídricos de Penela foi realizado no âmbito das intervenções prioritárias de proteção dos recursos hídricos devido aos incêndios florestais ocorridos de 17 a 24 de junho de 2017 no centro de Portugal.
A intervenção abrangeu nove linhas de água, numa extensão de 18 quilómetros, com recurso a técnicas de engenharia natural, num investimento de 260 mil euros.