home

Estado já emitiu 2.600 “cheques-cirurgia” para recurso a outro hospital

Estado já emitiu 2.600 “cheques-cirurgia” para recurso a outro hospital

O ministro das Finanças disse hoje que mais de metade das 5.000 cirurgias canceladas devido à greve dos enfermeiros já foi alvo de‘cheques-cirurgia’, que permite ao utente recorrer a um hospital não afetado pela paralisação.
Mário Centeno

De acordo com Mário Centeno, que falava hoje na comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social, na “saúde, onde têm havido greve nos enfermeiros foram adiadas perto de 5.000 cirurgias” e “esses mesmos hospitais processaram já 2.600 cheques-cirurgia”.

Os cheques-cirurgia são vales passados pelos hospitais públicos que permitem aos utentes fazerem as suas cirurgias noutro hospital,neste caso que não esteja a ser afetado pela greve dos enfermeiros aos blocos cirúrgicos.

Na semana passada, durante o debate parlamentar quinzenal, o primeiro-ministro António Costa defendeu não ser aceitável que a greve dos enfermeiros já tenha adiado mais de 5.000 cirurgias programadas.

António Costa disse ainda na ocasião que, se não houver mais cancelamentos, será possível fazer as cirurgias anuladas até final do primeiro trimestre de 2019.