home

Desemprego desce para 6,7% no segundo trimestre. Aumento do emprego ultrapassa queda do desemprego

Desemprego desce para 6,7% no segundo trimestre. Aumento do emprego ultrapassa queda do desemprego

Dados do INE hoje divulgados indicam que a taxa de desemprego desceu 2,1 pontos percentuais relativamente a igual período do ano passado e 1,2 pp em relação ao primeiro trimestre. O aumento do emprego superou a redução do desemprego.

Trata-se do “valor mais baixo da série iniciada no primeiro trimestre de 2011”, assinala o Instituto Nacional de Estatística (INE), no destaque à comunicação social divulgado esta quarta-feira.

Este valor significa que a taxa de desemprego recuou 1,2 pontos percentuais face ao primeiro trimestre do ano e 2,1 pontos percentuais em termos homólogos.

Aumento do emprego ultrapassa queda do desemprego

A população desempregada em Portugal está agora nas 351,8 mil pessoas, segundo o INE. Em termos homólogos o número de desempregados diminuiu 23,7%. São menos 109,6 mil pessoas à procura de trabalho sem conseguir encontrar.

Quanto à população empregada, foi estimada pelo INE em 4,8741 milhões de pessoas. Isto significa um aumento de 2,4% em termos homólogos. São mais 113,7 mil pessoas empregadas no país do que há um ano.

Desta forma, o aumento do emprego superou a redução do desemprego, sinalizando que se está a ir buscar algumas pessoas à inatividade (nomeadamente aos ‘desencorajados’ que tinham deixado de procurar trabalho), ou aos fluxos migratórios (entrada de imigrantes no país ou regresso de emigrantes portugueses que tinham saído durante a crise).