home

Portugal pode deixar Procedimento por Défices Excessivos já este ano

Portugal pode deixar Procedimento por Défices Excessivos já este ano

Ministério das Finanças

Face às previsões económicas de inverno divulgadas hoje pela Comissão Europeia, onde se reconhece o sucesso da estratégia económica do Governo e uma melhoria generalizada dos indicadores económicos de 2016 e 2017, O Ministério das Finanças considera que Portugal pode sair do Procedimento por Défices Excessivos “já este ano” visto que as projeções da Comissão Europeia garantem as condições para encerrar o processo.

No relatório da Comissão hoje conhecido estima-se que o défice orçamental português represente 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) – abaixo da meta de 2,5% definida aquando do encerramento do processo de sanções – e que a economia tenha crescido 1,3% em 2016, ligeiramente acima dos 1,2% antecipados pelo Governo no Orçamento do Estado para 2017 (OE2017).

Bruxelas melhorou assim as estimativas do défice (em 0,4 pontos percentuais, para 2,3%, em 2016 e em 0,2 pontos percentuais, para 2%, em 2017) e do crescimento económico (em 0,4 pontos em cada um dos dois anos, para 1,3% e 1,6%, respetivamente), o que leva a tutela a considerar que “as previsões da Comissão Europeia aproximaram-se das projeções do Governo, confirmando o seu realismo”.

Segundo o Ministério “ao longo do horizonte de projeção, o défice ficará claramente abaixo dos 3% e o rácio da dívida pública entrará numa trajetória descendente. A correção durável e sustentável do défice garante as condições para a saída de Portugal, já este ano, do Procedimento por Défices Excessivos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *