fbpx

Escola de verão – Lideranças


O Departamento Nacional de Mulheres Socialistas promove, nos próximos dias 8 a 10 de setembro, no Funchal, a iniciativa Escola de Verão – Lideranças, um projeto inovador para promover a capacitação nos processos de liderança na ação política e a igualdade de oportunidades no seu exercício.

A iniciativa, que colhe inspiração num conjunto de boas práticas e recomendações internacionais sobre igualdade de oportunidades, tem por objetivo reforçar as capacidades e competências de liderança na vida política e na vida dos partidos, sendo dirigida a todas as mulheres e homens que a ela se queiram associar.

O reforço da representatividade das mulheres na vida política é um legado que orgulha o Partido Socialista, nomeadamente através da promoção da Lei da Paridade, havendo, no entanto, um caminho que ainda importa fazer para que a representação paritária nos cargos de decisão seja consolidada e mais efetiva, rompendo as barreiras ainda existentes para que as qualificações das mulheres sejam potenciadas na esfera da participação na vida política e cívica.

A Escola de Verão é organizada em formato de whorkshop para a treino de competência, e de um conjunto de conferências para o debate de ideias.

Esta primeira edição da iniciativa vai dar prioridade ao Conhecimento e à Educação como fator de diminuição e desocultação das desigualdades, bem como às Novas Culturas Institucionais e ao potencial que transportam para promoverem ambientes criativos e inovadores, que reforcem a capacidade participativa de todas as pessoas implicadas nos processos de mudança.

Entre os temas abordados, estará ainda a Discriminação no Trabalho, que nos últimos anos tem atingido sobretudo jovens em situação de precariedade e mulheres em situação de gravidez e amamentação, bem como a importância das Políticas de Igualdade no Poder Local, tema que merecerá o enfoque da ação do DNMS, dada a proximidade das eleições autárquicas, mobilizando o Partido e todos os militantes.

O Departamento Nacional de Mulheres Socialistas convida todas e todos a juntarem-se a esta iniciativa, cujo programa pode ser consultado em baixo:

Mulheres Socialistas

Mulheres Socialistas

(In Acção Socialista)