home

Desemprego resulta da receita de austeridade

Desemprego resulta da receita de austeridade

O secretário-geral do PS considerou hoje que a taxa de desemprego registada em janeiro deste ano em Portugal, de 14,8 por cento, é “elevadíssima” e resulta da “receita de austeridade” que o Governo está a aplicar.

Segundo António José Seguro, “todos os dados” conhecidos são “negativos” e “demonstram que a receita que está a ser aplicada pelo Governo, em vez de fazer face aos problemas com que o país se defronta, designadamente em matéria de emprego, pelo contrário, agrava-os”. O líder do PS fez estas declarações durante uma visita a uma exploração agrícola no concelho de Beja.

Segundo António José Seguro, os dados contrariam as declarações do primeiro-ministro, quando este afirmou em Roma que o “exame muito positivo” da troika à execução do Programa de Assistência Económica e Financeira aplicado a Portugal permite acreditar que o “produto potencial” da economia portuguesa “pode aumentar mais rapidamente”. “O que se tem assistido é precisamente o contrário: é a nossa economia a cair”, defendeu. 

Portugal já alcançou a Irlanda com a terceira taxa de desemprego mais elevada da União Europeia ao registar uma subida para os 14,8 por cento, mais duas décimas que em dezembro de 2011, segundo dados do Eurostat hoje publicados “O que é que é preciso mais para o primeiro-ministro perceber que tem que arrepiar caminho?”.