Hospitais reforçados com 850 profissionais de saúde
O Governo anunciou este sábado, dia 5, que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão ser reforçados com 450 enfermeiros e 400 assistentes operacionais.
Estes 850 profissionais de saúde, segundo a nota divulgada pelo Ministério da Saúde, vão ser contratados por tempo indeterminado, com vista ao preenchimento das necessidades permanentes da rede hospitalar do serviço de saúde público, bem como, a capacitar as unidades de saúde para responder aos fenómenos sazonais, nomeadamente à maior afluência aos hospitais devido sobretudo ao surgimento de síndromas gripais e respiratórios.
Os processos de contratação dos profissionais de saúde vão ser iniciados de imediato pelos hospitais, visto que já existe a autorização conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério das Finanças para o efeito.
Contratação de 413 médicos para o SNS
Em termos de reforço de profissionais de saúde para o SNS, recorde-se que o Governo abriu concurso para o recrutamento de 413 médicos nas áreas de medicina geral (113), hospitalar (287) e saúde pública (13).
Os despachos que autorizam a abertura de procedimentos concursais para a contratação de médicos recém-especialistas, foram publicados no passado dia 19 de dezembro.
Este foi o segundo concurso aberto em 2018, sucedendo assim ao procedimento concursal anterior para preencher 1234 vagas no SNS, o que constitui o maior número de sempre dos últimos anos para as áreas de medicina geral e familiar, hospitalar e saúde pública.