home

Governo vai contratar mais 1.000 técnicos superiores este ano

Governo vai contratar mais 1.000 técnicos superiores este ano

Governo aprovou a contratação de mil novos técnicos superiores para a administração pública. Os novos trabalhadores vão reforçar, ainda este ano, diversas “áreas estratégicas para revitalizar Administração Pública”.

Notícia publicada por:

Governo vai contratar mais 1.000 técnicos superiores este ano

O Governo vai proceder à contratação de mil novos técnicos superiores em 2019, no âmbito da aprovação pelo ministro das Finanças do mapa anual de recrutamentos autorizados para a Administração Pública.

O anunciou foi efetuado ontem, dia 1, através de um comunicado do Ministério de Mário Centeno, onde se refere que “este mapa corresponde às prioridades de recrutamento, reforçando os órgãos ou serviços que se dedicam à conceção, planeamento, monitorização e avaliação de políticas públicas”.

De acordo com a mesma nota, os novos técnicos superiores vão permitir “dotar dos recursos necessários ao seu funcionamento os centros de competências, nomeadamente os já criados nas áreas jurídica e das competências digitais”.

Estes centros técnicos apoiam diversas áreas da administração pública, “contribuindo para racionalizar a gestão global da força de trabalho, no sentido de potenciar os recursos existentes e reduzir os custos, nomeadamente os referentes à contratação externa de serviços”, esclarece o comunicado.

Em termos de contratação de novos trabalhadores para a administração pública, o Governo informa que “poderão ocorrer outros recrutamentos em casos excecionais, devidamente fundamentados, ou ainda recrutamentos para carreiras do pessoal docente (ensino básico e secundário e educadores de infância)”, sendo que, neste caso, importa obedecer “a um calendário e regras próprias, bem como para as carreiras docentes do ensino superior, abrangidas por regras específicas”.

Considerando que existem “necessidades comuns a várias entidades”, o processo será desenvolvido pela Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas – INA, que “irá proceder à abertura de um procedimento concursal de recrutamento centralizado”.

Deste modo, “o Governo cumpre não só o que consta no respetivo programa” e no Orçamento de Estado para 2019, “apostando no rejuvenescimento e na capacitação da Administração Pública, proporcionando assim mais meios para melhor servir os cidadãos”, conclui a nota oficial.