Governo reforça SNS com 300M€
A ministra da Saúde, Marta Temido, avançou ontem que o programa de estabilidade apresenta um reforço de 300 milhões de euros no orçamento do SNS.
Marta Temido sublinhou que o investimento na área da Saúde tem sido “intenso”, lembrando que o Orçamento do Estado de 2019 destinou ao Ministério da Saúde cerca de 10.922 mil milhões de euros, ou seja: mais 520 milhões de euros (+ 2,3%) face ao orçamento de 2018.
Falando à margem do Congresso Internacional de Enfermagem de Saúde Familiar, realizado esta quarta-feira, em Lisboa, a ministra disse que, além do esforço orçamental, é também necessário “conseguir uma melhoria da eficiência na gestão dos recursos”.
Equipa de saúde familiar a todos os portugueses
Na sessão de abertura do congresso, a ministra da Saúde afirmou que o Governo pretende que, até ao final da próxima legislatura, todos os portugueses tenham um enfermeiro de família atribuído, à semelhança dos médicos de família.
“Consta do programa eleitoral [do PS] o objetivo de atribuir médico de família a todos os portugueses. A essa meta juntámos, com a perceção cada vez maior que a prestação de cuidados deve ser feita em equipa, a meta de ter também um enfermeiro especialista em saúde familiar”, afirmou Marta Temido.
A ministra frisou, contudo, que o primeiro objetivo é garantir médico de família a todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde, meta que estava definida no anterior programa do Governo e que não foi cabalmente alcançada durante a legislatura.