home

Governo reforça aposta na saúde de proximidade

Governo reforça aposta na saúde de proximidade

O primeiro-ministro reafirma que a saúde é uma prioridade do Governo e defende cuidados de saúde mais diversificados e de maior proximidade.

Notícia publicada por:

Governo reforça aposta na saúde de proximidade

“Um dos grandes ganhos que o 25 de Abril nos deu foi o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Contudo, o SNS já não pode ser só o grande hospital, mas sim uma porta de proximidade que leva os cuidados de saúde, cada vez mais diversificados a cada uma das pessoas”, considera o primeiro-ministro, António Costa.

Na inauguração do centro de saúde e serviço de urgência básica de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda, que decorreu na passada sexta-feira, dia 18, António Costa salientou a importância do investimento na melhoria da rede de cuidados continuados e nos cuidados de saúde primários, por forma a garantir serviços públicos de proximidade nos territórios do interior.

Para o também Secretário-geral do PS, os cuidados continuados integrados e cuidados de saúde primários constituem prioridades no quadro do investimento no SNS. É por isso que “ao longo dos últimos anos se tem investido na melhoria das unidades de cuidados de saúde primários”, sublinhou.

“Precisamos de melhores cuidados de saúde, e hoje, uma população mais envelhecida precisa de mais cuidados continuados, sendo esta uma linha de investimento muito importante, onde o Governo trabalha em parceria com as Misericórdia, com Instituições Particulares de Solidariedades Social (IPSS) ou as mutualidades”, referiu António Costa.

O chefe do Executivo afirmou que “temos estado a alargar as Unidades de Saúde Familiar (USF), para chegarmos à centena, como nos propusemos fazer nestes quatros anos de Governo. E este ano vamos conseguir cumprir este objetivo”, avançando que, além dos 43 equipamentos que estão a ser requalificados, estão em construção 43 novos centros de saúde, o que irá permitir que a rede passe a dispor de 112 (USF).

Na cerimónia de inauguração do equipamento de saúde em Vila Nova de Foz Côa, o qual resultou de um investimento na ordem de 1,5 milhões de euros, o primeiro-ministro esteve acompanhado pela ministra da Saúde, Marta Temido.