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Governo reforça aposta na internacionalização

Governo reforça aposta na internacionalização

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Governo reforça aposta na internacionalização

Vão ser desenvolvidas mais de mil ações de promoção de empresas portuguesas em 76 mercados estrangeiros, anunciou o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

 

“Preparámos aquilo que é a nossa promoção externa em 2019 e apresentámos um conjunto de iniciativas em 76 mercados diferentes”, referiu Brilhante Dias à saída da reunião trimestral do Conselho Estratégico para a Internacionalização da Economia (CEIE), onde estão representados o Governo, a AICEP e os representantes de diversas organizações do setor empresarial privado.

“São mais de 1.010 ações de promoção externa do país” que vão ser realizadas no próximo, cruzando AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e associações empresariais de forma multissetorial e com um esforço muito importante de valorizar a ‘marca Portugal’ e aumentar a escala da promoção externa”, no âmbito “dos planos de promoção e de capacitação para a internacionalização”, disse o secretário de Estado.

“Temos um plano de capacitação muito orientado às pequenas e médias empresas, onde já temos mais de 135 ações de capacitação orientadas aos temas da internacionalização e mercados externos”, declarou o governante, acrescentando que “estamos a trabalhar bem em conjunto com o objetivo central de em meados da próxima década ter um peso das exportações de 50% do Produto Interno Bruto (PIB)”, avançou Eurico Brilhante Dias.

Num exercício de balanço sobre 2018, o secretário de Estado da Internacionalização disse que tem sido um “ano fantástico na contratualização de investimento direto estrangeiro”, com Portugal praticamente a duplicar o valor face a 2017, alcançando um montante aproximado a “mil milhões de euros”, considerou o governante.

O encontro da CEIE, que teve lugar no Palácio de São Bento, em Lisboa, foi presidido pelo primeiro-ministro, António Costa, e serviu, também, para abordar o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), nomeadamente, no domínio do comércio externo.

Face às incertezas e dificuldades que o Brexit tem vindo a conhecer, o Governo está a prestar toda a “informação e apoio” às empresas portuguesas que atuam no mercado britânico, garante Brilhante Dias, nomeadamente, com a duplicação do valor da promoção externa de bens e serviços portugueses para cinco milhões de euros, assim como, com a implementação de mais 550 empresas no mercado britânico, o qual constituiu o quarto maior destino comercial de Portugal para onde já exportam cerca de 3800 empresas portuguesas.