Governo reforça aposta na economia digital
“Acredito que não podemos vencer ou continuar a vencer o desafio da competitividade sem nos inserirmos plenamente na digitalização da economia mundial», através de uma maior qualificação das pessoas na área das tecnologias de informação (TI)”, afirmou Pedro Marques na cerimónia que assinalou o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, em Lisboa.
“Todas as medidas preconizadas para esta área, entre as quais instituir competências logo a partir do início da escola, no 1º ciclo de escolaridade, foram estruturadas para criar mais emprego e mais igualdade para os portugueses”, sublinhou o ministro.
Acrescentando que “é preciso proporcionar o acesso a estas oportunidades a todas as pessoas, independentemente das suas qualificações ou condição financeira”.
Competências Digitais para qualificar mais de 20 mil pessoas
Pedro Marques adiantou ainda que o Governo vai lançar a iniciativa Competências Digitais para que “mais de 20 mil pessoas, pelo menos, sejam qualificadas em tecnologias de informação, comunicação e programação”.
O ministro do Planeamento e Infraestruturas afirmou que, “no lado das empresas, as medidas estendem-se ao apoio específico das PME, para a sua inserção na economia digital, à criação de capacidades de marketing eletrónico e comércio eletrónico e ao apoio à inovação de cerca de 10 mil empresas, além de reforço dos centros tecnológicos”.