Governo quer reduzir peso das mochilas escolares
Foi lançada esta quinta-feira a campanha “Mochila Leve”, com vista a sensibilizar para a questão do peso excessivo das mochilas escolares que os alunos transportam.
Esta campanha será divulgada em todos os serviços e plataformas da área de governação da Educação, em particular a plataforma ‘manuais escolares’ que disponibiliza gratuitamente manuais escolares do 1º ao 12º ano (www.manuaisescolares.pt), que alcança 1,2 milhões de alunos e respetivas famílias.
A “Mochila Leve” vai chegar, também, a toda as entidades e agentes da comunidade educativa, nomeadamente, às escolas, associações de pais e de estudantes, por forma a que todos possam conhecer e adotar as cerca de duas dezenas de recomendações feitas na campanha e que incluem medidas de planificação, gestão do material escolar e iniciativas que podem envolver os encarregados de educação.
Em comunicado, o Ministério da Educação convida “as escolas, os professores, os encarregados de educação e os próprios alunos a uma leitura atenta deste conjunto de “sugestões para levar às costas” e apela à divulgação e partilha do folheto desdobrável que contém as recomendações.
Na mesma nota, o Ministério da Educação destaca algumas das medidas já implementadas no sentido de eliminar o peso excessivo das mochilas, nomeadamente a redução do peso dos livros e a sua divisão em volumes, a disponibilização de licenças digitais gratuitas associadas aos manuais e a promoção do uso de cacifos nas escolas.