Governo quadruplicou apoios às empresas que reconverteram produção
“Foram alargados para 108 milhões de euros os apoios a fundo perdido dos programas operacionais regionais do Portugal 2020, destinados às empresas que reconverteram a sua produção para responder aos desafios da pandemia”, como a criação de viseiras, máscaras e álcool-gel, adiantou, em comunicado, o Ministério tutelado por Ana Abrunhosa.
Este reforço de 82 milhões de euros é destinado aos programas Norte 2020, Centro 2020, Lisboa 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve. Com este sistema de incentivos à inovação produtiva, é esperado que os PO regionais – que apoiam projetos com um investimento total até 500 mil euros – financiem cerca de 440 projetos empresariais.
Segundo a tutela, até ao início desta semana os PO regionais assinaram contrato com 195 projetos empresariais, o que corresponde a 40 milhões de euros de fundos europeus.
Foi ainda lançada uma linha de apoio à investigação científica no combate à pandemia, num total de 13 milhões de euros, que já apoiou 18 projetos com três milhões de euros.