Governo presta contas aos portugueses
A três meses do fim da legislatura e no dia de debate do Estado da Nação na Assembleia da República, o Governo lança o site com o balanço de execução do seu programa de modo a prestar contas aos portugueses.
Os cidadãos podem, assim, avaliar o trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos pelo Executivo de António Costa e consultar as medidas concretizadas em cada uma das áreas da governação inscritas no Programa do Governo.
A cerca de três meses do fim da atual legislatura, verifica-se que 81% das 1086 medidas inscritas no Programa do Governo foram concretizadas, sendo que, das restantes (19%), 10% já estão em curso.
O site destaca alguns níveis de execução, nomeadamente ‘Mais Crescimento’ (78%), ‘Melhor Emprego’ (82%) e ‘Maior Igualdade’ (83%).
As 1086 medidas do Programa do XXI Governo encontram-se repartidas por oito capítulos, que registam taxas de execução que variam entre os 70% e os 90%, nomeadamente os capítulos IV (Prioridade às pessoas) e V (Valorizar o nosso território) com taxas de execução na ordem dos 90%.
Com média superior situam-se, ainda, os capítulos I (Virar a página da austeridade) com 85%, II (Convergência com a Europa) e VII (Mais coesão, menos desigualdades) ambos com 82% de medidas cumpridas.
Por seu lado, o capítulo III (Um Estado forte, inteligente e moderno) regista 79%, o capitulo VIII (Um Portugal global) situa-se em 74% e o capitulo VI (Prioridade à inovação) regista uma taxa de execução de 70%.
Os portugueses podem, também, efetuar a consulta numa lógica de orgânica do Governo e verificar as principais medidas implementadas na atual legislatura em cada um dos Ministérios.
O site ‘Prestar Contas’ está disponível aqui.