home

Governo obcecado em tornar privatização irreversível

Governo obcecado em tornar privatização irreversível

Cada vez mais próximo do fim do mandato, o Governo PSD/CDS já não disfarça a obsessão de finalizar o processo de privatização da TAP até aos limites, suprimindo inclusive a fase de negociação.

Notícia publicada por:

PS vai negociar redução de privatização para 49%

A denúncia do deputado do PS Rui Paulo Figueiredo vem na sequência das recentes declarações do secretário de Estado dos Transportes, que insiste em deixar claro que o Executivo de coligação seguirá a sua estratégia de venda da transportadora aérea portuguesa “com determinação”.

Segundo Rui Paulo Figueiredo, o Governo tudo está a fazer para colocar o processo de privatização da TAP num ponto de não retorno antes do início da próxima legislatura.

Já na entrevista concedida à TVI, o secretário-geral do PS, confrontado com a possibilidade de reverter este processo quando for primeiro-ministro, disse esperar que, “até às legislativas, não seja tomada nenhuma decisão que se torne irreversível”.

E garantiu: “não permitiremos que a TAP tenha mais de 51% do seu capital privatizado”, acrescentando que um Governo do PS “tudo fará para evitar que se consolide na esfera jurídica a alienação maioritária do capital da TAP”.

Nesta entrevista, António Costa disse mesmo: “É preciso travar isto!”.

Mas só depois de saber ao certo o que é que o Executivo Passos-Portas vai fazer, o PS terá condições para tomar uma posição, sublinhou Rui Paulo Figueiredo, avisando já que considera ilegítimo que se queira condicionar o futuro governo, “que não deve ser posto perante factos consumados em processos que terminam na próxima legislatura”.

“Não nos cansaremos de apelar ao bom senso do primeiro-ministro”, concluiu o deputado do PS.