Governo lança campanha contra alcoolismo
Os ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, bem como o edil de Lisboa, Fernando Medina, estiveram no lançamento da primeira fase da campanha “A Bebedeira Passa. O Resto Não!”, que irá decorrer até ao final do mês de julho, com particular incidência nas cidades de Lisboa, Porto e Albufeira.
A campanha, inserida no programa “Noite mais segura”, visa sensibilizar os jovens e adolescentes para os perigos inerentes ao consumo de álcool e, também, sensibilizar e mudar a mentalidade dos proprietários de espaços de diversão noturna, através da distribuição de panfletos aos comerciantes de bebidas alcoólicas e de cartões a adolescentes e jovens, bem como a divulgação de um vídeo sobre a vulnerabilidade do seu consumo.
De acordo com o Ministério da Administração Interna (MAI), no âmbito do programa “Noite mais Segura”, além da promoção desta campanha, tem vindo aumentar a fiscalização da venda de bebidas alcoólicas.
“A Bebedeira Passa. O Resto Não!” conta, também, com a participação da PSP e da GNR, quer pela sensibilização dos comerciantes com a distribuição de cerca de 3000 folhetos, quer através da divulgação da campanha nas respetivas páginas nas redes sociais.
Importa salientar que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) socorreu, no ano passado, 1270 menores de 18 anos por se encontrarem em estado de coma alcoólico.