Governo investe na consolidação de elevados padrões de segurança
A garantia foi dada pelo primeiro-ministro, durante a inauguração das obras de requalificação da esquadra da PSP de Vila Franca de Xira, uma obra que representa um investimento de 464 mil euros.
Na ocasião, António Costa enfatizou: “Queremos elevados padrões de segurança”.
Em causa está a Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos das Forças de Segurança e Serviços do Ministério da Administração Interna, para o quinquénio 2017-2021.
Referindo que “a Polícia de Segurança Pública e o seu comando de Lisboa está a poucos dias de celebrar o seu 150.º aniversário”, o líder do Executivo disse que esta data histórica “serve para homenagearmos o passado e para preparar o futuro”.
Segundo destacou, “a Polícia de Segurança Pública desempenha um papel incontornável na sociedade portuguesa ao assegurar a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos, nos termos da Constituição e da Lei”.
Quanto às “mulheres e homens da PSP, oficiais, chefes e agentes, e pessoal com funções não policiais”, o primeiro-ministro enfatizou que “têm demonstrado sempre uma disponibilidade permanente, um enorme espírito de missão, de sacrifício e devoção à causa pública, condição imprescindível para a prevenção e repressão da criminalidade em Portugal, dando um contributo essencial para que os índices de criminalidade nacionais continuem a descer consecutivamente desde 2008”.
Por outro lado, António Costa defendeu que a colaboração entre a PSP e o município de Vila Franca de Xira “constitui um excelente exemplo das sinergias que podem e devem existir entre a administração central do Estado e os municípios”.
E a este propósito referiu que “a criminalidade geral e a criminalidade violenta e grave desceram entre 2015 e 2016 no concelho de Vila Franca”.
Neste sentido, evidenciou que a requalificação da esquadra de Vila Franca de Xira visa “a continuidade destes bons resultados”, aumentando os padrões de funcionalidade, de segurança e de atendimento, e reforçando a visibilidade e a proximidade policial.
Portugal é um dos países mais seguros do mundo
Depois, lembrou que a Comissão Europeia reconheceu recentemente no seu Livro Branco que “Portugal figura entre os cinco países mais seguros do mundo”.
O primeiro-Ministro disse também que “isso é fruto da nossa comunidade, mas muito disso se deve ao trabalho das nossas forças de segurança”.
E acrescentou que “sem segurança não há desenvolvimento e sem desenvolvimento não há segurança”.
Para António Costa, o objetivo está claro: “consolidar os elevados padrões de segurança que atingimos em Portugal, tornando-nos assim mais competitivos, com melhor qualidade de vida e com mais e melhor liberdade, segurança e justiça”.