Governo dedica Conselho de Ministros extraordinário ao relatório sobre os incêndios
A notícia foi dada esta manhã pelo primeiro-ministro, à saída da sessão de lançamento do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, um encontro que decorreu na Culturgest, em Lisboa.
Segundo António Costa, o relatório da Comissão Técnica Independente, entidade criada pelo Parlamento e que será entregue na Assembleia da República, amanhã, quinta-feira, permitirá ao Governo, depois de o analisar, passar das “recomendações do relatório à prática”.
Designadamente, como aludiu o primeiro-ministro, no sentido de “executar as medidas que são necessárias não só para apurar as responsabilidades que devam ser apuradas em relação ao que ocorreu, como, mais importante, tomar as medidas que devam prevenir que no futuro não voltem a acontecer as tragédias da dimensão das que se registaram no último verão”.
O primeiro-ministro, lembrou ainda que a Comissão Técnica Independente, criada no âmbito parlamentar sob proposta do PSD, mereceu logo na altura em que se falou da sua constituição, o apoio unânime de todas as bancadas.
António Costa afirma aguardar agora os resultados produzidos pela comissão, que “foi exemplar na forma como se constituiu” e que conta, como garantiu, com “peritos de grande competência técnica”, sendo que metade dos quais, como acentuou, foram “designados” pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.