Governo cria duas estruturas temporárias para acolher vítimas de violência doméstica

Em comunicado, o gabinete da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade explica que estas duas novas estruturas, que se juntam às 65 estruturas de acolhimento existentes, dispõem de quartos de isolamento e foram instaladas em edifícios disponibilizados por parceiros públicos e privados, com o apoio logístico dos municípios.

A gestão dos espaços será feita por entidades com experiência de intervenção nesta área, em articulação com as autoridades de saúde para agilizar a realização de testes à Covid-19.

Esta é uma das medidas do Governo para fazer face à situação de isolamento social imposta no âmbito das medidas de resposta à pandemia, tendo sido desencadeado para o efeito, no início de março, um plano coordenado de contingência em matéria de prevenção e combate à violência doméstica, em articulação com a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.

A intervenção assenta em duas dimensões: no reforço da capacidade de resposta da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD) e na divulgação de informação para consciencialização social dos riscos acrescidos de violência em tempo de confinamento e sobre os serviços de apoio e canais para pedir ajuda.

No âmbito do reforço da capacidade de resposta da RNAVVD, o Governo garante a manutenção dos serviços de atendimento, acolhimento e transporte de vítimas no atual período de emergência, a adoção de planos de contingência (incluindo salas de isolamento) e planos de atuação nas estruturas de atendimento com medidas urgentes, incluindo a criação e reforço dos meios de atendimento à distância, o reforço do atendimento telefónico, a monitorização das situações em acompanhamento com maior regularidade, a designação de uma equipa para situações e pedidos de urgência, atendimento presencial em situações urgentes, com equipas em rotatividade, e a articulação com as autarquias caso exista necessidade de acolhimento urgente.

Segundo a nota de imprensa, de forma excecional, é feita a emissão automática das decisões de pagamentos a título de adiantamento dos pedidos de reembolsos feitos pelos beneficiários após 30 dias úteis.

Relativamente à divulgação de informação, foi já lançada, no passado dia 16 de março, a campanha #SegurançaEmIsolamento nas redes sociais, televisões, rádios e imprensa, a par do reforço e diversificação dos canais para as vítimas pedirem ajuda.

Os pedidos de ajuda podem ser feitos para o Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica – 800 202 148, gratuito e a funcionar 24 horas por dia, para o endereço email [email protected], disponível para vítimas e profissionais, e ainda para a nova Linha SMS 3060, gratuita e confidencial, para que as vítimas possam enviar pedidos de ajuda, por escrito.

A informação está disponível e é atualizada no website da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género em https://www.cig.gov.pt/2020/04/covid-19-seguranca-isolamento/.

As vítimas de violência doméstica não estão sozinhas.


Related Posts

Há 15 trimestres seguidos que o desemprego baixa nos Açores

Há 15 trimestres seguidos que o desemprego baixa nos Açores

Há precisamente três anos e três meses que, na Região Autónoma dos Açores, se regista uma descida homóloga da taxa... read more

PM deve explicações sobre “casos” do Governo para que “não se adensem dúvidas e suspeitas”

read more

Eurogrupo: Candidatura de Centeno visa estabelecer consensos e “reunir todos”

O Governo português apresentou esta manhã a candidatura de Mário Centeno à presidência do Eurogrupo, juntando-se à ministra letã Reizniece-Ozola,... read more
Foto Oficial de João Gomes Cravinho

Ministro da Defesa diz que Estado tem obrigação de apoiar ex-combatentes ao longo da vida

“O Estado tem obrigação de lhes dar [aos ex-combatentes] apoio e às suas famílias nas dificuldades físicas... read more
João Galamba

Governo quer Portugal “no centro da cadeia de valor” do lítio com minas e fábrica

Atualmente, “o lítio é da maior importância porque faz parte da cadeia de valor das baterias e... read more
Eduardo Cabrita

Ministro da Administração Interna diz que portugueses podem confiar no SIRESP

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que os portugueses “podem confiar” no Sistema Integrado de Redes de Emergência... read more
Número de profissionais do SNS aumentou nos últimos anos

Número de profissionais do SNS aumentou nos últimos anos

“Nunca o Serviço Nacional de Saúde teve tantos médicos especialistas colocados em todo o país”, disse o ministro, na inauguração... read more
Sérgio Gonçalves

Madeira: “A pobreza é o legado de Miguel Albuquerque e dos governos do PSD”

read more
Daniel Adrião quer devolver o PS aos Militantes

Daniel Adrião quer devolver o PS aos Militantes

Segundo Daniel Adrião: “O PS é de todos, é das suas bases e não apenas dos dirigentes que aparecem nas... read more

The New York Times: “Portugal Dared to Cast Aside Austerity. It’s Having a Major Revival.”

Portugal Dared to Cast Aside Austerity. It’s Having a Major Revival. in The New York Times At... read more

PARTICIPE NO PARTIDO SOCIALISTA

Seja PS

Se tem interesse em ajudar-nos a melhorar este país, assuma o compromisso político como militante do Partido Socialista.

Junte-se agora

Acompanhe o PS no WhatsApp e Telegram

Subscreva a nossa Newsletter

Ligações úteis

  • Grupo Parlamentar do Partido Socialista
  • Juventude Socialista
  • Partido Socialista Europeu
  • Aliança Progressista de Socialistas e Democratas
  • Internacional Socialista
  • Orgãos do PS
  • Federações
  • Política de privacidade

Site oficial do PS – Partido Socialista © Copyright 2025. All Rights Reserved.