GOVERNO ALARGA RESPOSTAS SOCIAIS
Os acordos estabelecidos enquadram-se no Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (Procoop), no âmbito do qual foram selecionadas 496 candidaturas para novos acordos de cooperação ou para alargamento de acordos existentes.
Dos 496 acordos firmados pelo ministério de Vieira da Silva, 104 são novos acordos de cooperação que irão abranger 3049 utentes, sendo que os restantes 392 são alargamentos de acordos já existentes, através dos quais são dadas respostas sociais a 3225 pessoas.
Com este alargamento das respostas sociais, entre as quais o apoio para 2100 lugares para estruturas residenciais para pessoas idosas, os acordos do Procoop representam um investimento total de 21,7 milhões de euros. O ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social estima que possam ser criados mais de 1700 novos postos de trabalho nestas IPSS.
Recorde-se que o Procoop é o programa que regula o alargamento da cooperação estabelecida entre o Instituto da Segurança Social e as instituições particulares de solidariedade social ou legalmente equiparadas, através da celebração de novos acordos de cooperação ou do alargamento dos acordos vigentes.
Hoje, dia 18, tem início uma nova fase de candidaturas para o Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais, com a dotação de 13 milhões de euros.
As entidades do setor social e solidário interessadas em desenvolver projetos sociais, no âmbito da Rede de Serviços e Equipamentos Sociais, podem apresentar as respetivas candidaturas através da Segurança Social Direta.