home

Governo alarga rede pública de creches

Governo alarga rede pública de creches

Notícia publicada por:

Governo alarga rede pública de creches

Governo assina 15 contratos no valor superior a 11 milhões de euros para criar mais 915 vagas onde são mais precisas. Trata-se dos primeiros contratos do programa PARES 2.0, que conta com 37 milhões de euros.

Foram ontem assinados 15 contratos com vista à construção e reabilitação de creches que irão proporcionar 915 vagas para crianças até aos 3 anos de idade. O investimento de 11,1 milhões de euros, dos quais 5,9 milhões de euros suportados por financiamento público, será realizado no âmbito do programa PARES 2.0, que conta com uma dotação de 37 milhões de euros.

“São os primeiros contratos do PARES 2.0 a serem assinados, e inserem-se numa das prioridades assumidas pelo Governo, de alargar o acesso de crianças à creche. Desta forma, assegura-se uma maior conciliação entre a vida profissional e pessoal dos portugueses, nomeadamente nos concelhos onde a taxa de cobertura é mais reduzida”, disse ontem a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

A declaração da ministra foi proferida durante a cerimónia de assinatura dos três contratos no distrito de Lisboa (246 lugares em Loures e Odivelas), que teve lugar esta terça-feira, no Instituto da Segurança Social, em Lisboa, que a Ana Mendes Godinho considerou ter sido “um marco importante”.

Além destes contratos para alargar a oferta de creches no distrito de Lisboa, foram ainda celebrados contratos para alargar e requalificar a rede de creche nos distritos de Braga (90 lugares em Amares e Vizela), Coimbra (42 lugares em Condeixa-a-Nova), Porto (285 lugares em Paços de Ferreira, Paredes e Vila Nova de Gaia) e Setúbal (252 lugares em Almada e Seixal).