home

“Este é o momento de darmos todos o nosso melhor”

“Este é o momento de darmos todos o nosso melhor”

O Governo pretende utilizar "já" toda a capacidade existente para combater a pandemia, garantiu ontem Marta Temido após visitar o hospital de campanha em Lisboa.

Notícia publicada por:

"Este é o momento de darmos todos o nosso melhor"

A ministra da Saúde, Marta Temido, visitou esta quarta-feira à tarde a estrutura hospitalar de contingência de Lisboa, no Estádio Universitário, a qual conta com o apoio das Forças Armadas e dispõe de 58 camas para doentes com Covid-19.

“A gravidade da situação está à vista: hoje tivemos mais de 14 mil casos, novamente um número de óbitos que ultrapassou os 200, o Serviço Nacional de Saúde e as estruturas que com ele colaboraram estão num extremo de utilização e, sobretudo, alguns indicadores mantêm-se muito preocupantes, como o muito elevado número de resultados positivos nos testes realizados”, disse Marta Temido.

A ministra da Saúde quer mobilizar no imediato todos os meios possíveis para enfrentar a pandemia de Covid-19, alertando, contudo, para o facto do país ter meios limitados.

“Temos cerca de 800 camas no total das convenções para Covid e não Covid, camas que foram contratadas em novembro e mais recentemente. Toda a capacidade que existe pretendemos utilizá-la já. Este é o momento de darmos todos o nosso melhor”, apelou a ministra da Saúde.

Marta Temido avançou que a “colaboração do setor privado, social, militar, e da sociedade civil tem conhecido todos os dias algum alargamento”, adiantando o número de convenções que atualmente existem nas diferentes administrações regionais de saúde, designadamente: 21 no Norte, 19 em Lisboa e Vale do Tejo e 17 no Centro do país.