Espaço Empresa permite poupança de recursos ao Estado
À margem da inauguração do Espaço Empresa de Leiria, uma das três lojas piloto que irão permitir às empresas tratar de burocracia e obter informações, Manuel Caldeira Cabral sublinhou que o investimento que está a ser feito neste projeto é essencialmente “de coordenação entre as diferentes instituições públicas”.
Na ocasião, Caldeira Cabral salientou que “há um investimento muito grande no empenho dos funcionários públicos das diferentes instituições” e na “articulação entre diferentes ministérios“.
De destacar que o Espaço Empresa é uma plataforma de informação destinada às empresas, onde os empresários portugueses podem obter toda a informação sobre fundos comunitários, procedimentos que têm de seguir para investimentos ou licenciamentos, disponibilizada através de um espaço de atendimento personalizado.
Segundo o titular da pasta da Economia, o Espaço Empresa será “mais conveniente para os empresários e, a prazo, vai gerar maior eficiência ao nível dos serviços públicos e uma poupança de recursos e de custos para a administração pública”.
No imediato, os projetos-piloto pretendem que os serviços que estão agora a chegar às empresas possam ser melhorados no futuro, uma vez que será feito um balanço dentro de seis meses.
O ministro da Economia explicou que o Governo, mais adiante, “dimensionar os novos espaços à luz dos resultados obtidos”.
“O que queremos com este projeto é dar um ponto único de acesso aos empresários a tudo o que são serviços públicos”, sem perdas de tempo, pontualizou Caldeira Cabral, deixando claro ainda que o Executivo espera que “os empresários cumpram as regras”, mas que o Estado também precisa perceber que regras estão a ser exigidas por parte das instituições públicas.
Simplex+ 2017 e balanço
Durante a inauguração destes espaços empresa, a secretária de Estado adjunta e da Modernização Administrativa destacou a qualidade de atendimento que o Governo pretende dotar os serviços públicos, acrescentando que no dia 20 será apresentado o Simplex+ 2017 e o balanço do projeto de 2016.
Refira-se que um dos pontos essenciais do novo Simplex é precisamente a qualidade no atendimento.
“Temos de conseguir dar passos significativos e diferentes e pensar fora da caixa como é que podemos prestar um serviço de maior qualidade às pessoas e às empresas. Esse vai ser um dos eixos principais do Simplex+ 2017”, garantiu Graça Fonseca, adiantando que o Executivo socialista avançará com “medidas direcionadas para aquilo que deve ser o atendimento público”.