home

Escolas vão contar com mais 80 milhões de euros

Escolas vão contar com mais 80 milhões de euros

A rede escolar vai ter um reforço de 80M€ provenientes da reprogramação do Portugal 2020, o que irá permitir requalificar mais de 40 escolas públicas. O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Educação no Parlamento.

Notícia publicada por:

Ministro garante mudanças graduais e de consenso alargado

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, anunciou ontem, no Parlamento, que as escolas públicas vão ter um reforço de 80 milhões de euros, por via da reprogramação dos fundos comunitários do Portugal 2020. Esta verba, segundo avançou o ministro, destina-se a renovar e modernizar mais de 40 estabelecimentos de ensino de todo o país.

O aumento de 80 milhões de euros distribui-se entre 69 milhões de euros atribuídos pelo programa comunitário FEDER e 11 milhões de euros do Orçamento do Estado.

Durante a audição realizada em sede da comissão parlamentar da Educação, Brandão Rodrigues salientou que este reforço orçamental anunciado faz elevar para 735M€ o investimento realizado pelo Governo na requalificação do parque escolar no período entre 2016 e 2020, confirmando, assim, o crescimento gradual do investimento do Executivo socialista na área da Educação.

Reforço do apoio aos alunos com NEE

No decurso da audição, o ministro da Educação anunciou ainda que existe “autorização para dotar as escolas e serão lançados concursos para mais 200 assistentes operacionais”.

Estas duas centenas de novos profissionais vão prestar apoio a crianças com necessidades educativas Especiais (NEE) que frequentem o ensino pré-escolar da rede pública.

Alargamento da Rede Ciência Viva

A Rede Ciência Viva acolheu candidaturas de 237 escolas de 125 concelhos do país. O projeto conta com um investimento de cerca de três milhões de euros, no âmbito do qual, de acordo com o ministro, “as escolas podem estabelecer parcerias com centros Ciência Viva, instituições de ensino superior, empresas, museus ou outras instituições culturais”.

“Estão neste momento em todas as atividades de formação de professores e no trabalho de alicerçar as parcerias que lançaram” informou o titular da pasta da Educação.

Recorde-se que os clubes Ciência Viva na Escola são uma iniciativa conjunta da Direção-Geral de Educação e da Ciência Viva-Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, com o objetivo de criar espaços de ciência abertos a toda a comunidade, para promover o acesso a práticas científicas inovadoras.

Contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, estimular a aprendizagem e o entusiasmo pela ciência, bem como, promover a modernização dos modelos de ensino utilizados pelos professores, nomeadamente através da interdisciplinaridade, trabalho prático e experimental, são também objetivos do projeto referidos por Tiago Brandão Rodrigues.