home

Escola pública é o garante da igualdade de oportunidades

Escola pública é o garante da igualdade de oportunidades

Só a escola pública “garante igualdade de oportunidades para todas as crianças”, reiterou hoje o primeiro-ministro, António Costa, durante uma visita ao agrupamento de escolas Cardoso Lopes, na Amadora, acompanhado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, para assinalar o Dia Mundial da Criança.

Notícia publicada por:

Escola pública é o garante da igualdade de oportunidades

“Aquilo que garante igualdade de oportunidades para todas as crianças é a escola pública onde o Estado, as autarquias, em conjunto com famílias, educadores e professores podem dar oportunidade a qualquer criança, nascendo aqui no Bairro de Santa Filomena ou em qualquer outro bairro, de ter as mesmas oportunidades que eu tive, que o senhor ministro da Educação teve e que a senhora presidente da Câmara teve”, afirmou António Costa.

Previsões não distraem Governo do trabalho de fundo

À margem da visita, questionado pelos jornalistas sobre as previsões da OCDE que reveem em baixa o crescimento da economia, o primeiro-ministro afirmou que “previsões são previsões, vamos continuar a trabalhar para que as coisas cheguem ao final do ano no ponto certo. É para isso que temos estado a trabalhar. Vejo que mesmo nestas previsões pessimistas, as mais pessimistas colocam sempre o défice abaixo dos 3%”.

António Costa disse ainda que o Governo não se distrai dos “trabalhos de fundo” com as notícias sobre previsões “que vão saindo dia a dia”.

O primeiro-ministro defendeu ainda que “seria muito injusto” e sobretudo no ano em que “todos, até a OCDE, reconhecem que o défice vai ficar abaixo dos 3%” que Portugal fosse punido depois de “tudo o que passou ao longo de quatro anos”.

No programa dedicado a assinalar o Dia da Criança, António Costa e Tiago Brandão Rodrigues, depois da visita ao agrupamento escolar na Amadora, juntaram-se à secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, participando num espetáculo inclusivo que reuniu cerca de mil crianças, na Sala Tejo da Meo Arena, em Lisboa.