Empresas vão ter 700 milhões de euros de fundos comunitários
À margem da inauguração da primeira unidade de produção de microalgas, em Alcobaça, Manuel Caldeira Cabral explicou que a maioria das candidaturas comunitárias a lançar integram-se no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Trata-se, referiu, de “um programa muito ambicioso, cujas verbas podem ir até aos 600 milhões de euros, em programas diversos para diferentes objetivos”.
“Em relação à eficiência energética, foram lançados avisos para atribuição de fundos, podendo as candidaturas atingir 100 milhões de euros”, referiu Manuel Caldeira Cabral.
O projeto que o ministro visitou está a ser desenvolvido há cerca de dez anos, tendo-se expandido em 2015, quando criou parcerias com universidades e centros de investigação.
Sendo a maior unidade da Europa na produção de microalgas, nesta empresa estão investidos 15 milhões de euros. Virada para o mercado externo, 90% da produção é exportadas para países como a Alemanha, França, Polónia e Itália e utilizadas, sobretudo, em suplementos alimentares e dietéticos.
Manuel caldeira Cabral considerou-a “um exemplo a seguir”.