home

Empresas mais competitivas e sustentáveis

Empresas mais competitivas e sustentáveis

O Governo socialista está a coordenar os fundos estruturais da área da economia para criar programas que aumentem a competitividade das empresas, fazendo-as utilizar melhor as oportunidades que há na economia circular”, afirmou o ministro da Economia.

Notícia publicada por:

Empresas mais competitivas e sustentáveis

Segundo Manuel Caldeira Cabral, o Executivo liderado por António Costa está também a promover a utilização dos fundos da área do ambiente para estimular e acelerar esta mudança.

“O que queremos é empresas mais competitivas e mais sustentáveis em termos económicos e em termos ambientais”, afirmou o governante, em Matosinhos, na sessão de trabalho Eco.PME, para pequenas e médias empresas, startups, incubadoras, investigadores e institutos públicos.

Na ocasião, Caldeira Cabral defendeu ser necessário “estar prontos a utilizar os instrumentos de que dispomos para estimular os vários setores para que possam adotar mais práticas de economia circular”.

Acompanhado pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, presente na sessão, Manuel Caldeira Cabral advogou igualmente ser “preciso organizar e pôr as empresas a cooperarem mais, criar os incentivos certos”, sem que fiquem dependentes de subsídios e boas vontades.

Para o titular da pasta da Economia, “um sistema bem montado em que a própria competitividade das empresas sai reforçada é a melhor garantia de que a economia se generaliza e que se está a criar um sistema que contribui não só para a sustentabilidade ambiental, mas que é, ele próprio, sustentável em termos económicos”.

Manuel Caldeira Cabral destacou ainda ser necessário reduzir a utilização de materiais, quando isso for possível, aproveitando melhor os resíduos de produção, isto é, criando uma “cadeia de aproveitamento”.

Recorde-se que a chamada “economia circular” é um dos objetivos centrais do Programa Interface e visa utilizar melhor o conhecimento das universidades, politécnicos e centros de investigação ao serviço das empresas.