home

Economia do mar requer um amplo consenso político

Economia do mar requer um amplo consenso político

O Partido Socialista considera que o mar é um dos principais recursos do país que está por explorar. Por isso, vai levar a debate no Parlamento, na próxima quinta-feira, o tema da ‘economia do mar e setor marítimo-portuário’, defendendo que esta área requer um amplo consenso político.

Notícia publicada por:

Deputado do PS apresenta relatório na defesa de "preço justo" aos produtores de leite

O deputado do PS João Azevedo Castro sublinha que o tema da economia do mar vai subir pela primeira vez para debate em plenário nesta legislatura, sendo necessário o Parlamento fazer “uma reflexão sobre uma questão que é estratégica”. “A Assembleia da República deve envolver-se neste tema, porque o mar é um dos principais recursos do país e está por explorar”, apontou o parlamentar eleito pelo círculo dos Açores.
“Em relação à economia do mar, admito que pode haver alguma divergência política [entre esquerda e direita] sobre o peso que deve ter o Estado, ou sobre o papel do setor empresarial. Mas deve existir consenso político em torno da ideia de que o mar é uma prioridade nacional”, referiu.
João Azevedo Castro destacou que o setor marítimo-portuário tem registado “um elevado crescimento, quer no que se refere a cargas, quer no que respeita a navios de cruzeiro”.
O socialista considerou ainda que “2018 pode ser um ano relevante para o processo de extensão da plataforma continental”, aludindo ao facto de a Comissão de Limites das Nações Unidas estar em vias de retomar esta questão.
“Queremos também que haja uma reflexão sobre gestão sustentável da pesca e sobre a aquacultura. O mar tem um potencial de emprego muito grande, o que é um dado relevante para a economia nacional”, acrescentou.