home

Democrata exemplar e modernizador do Parlamento

Democrata exemplar e modernizador do Parlamento

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, afirmou hoje que foi com “surpresa e consternação” que tomou conhecimento da notícia da morte de Almeida Santos, que classificou de “democrata exemplar” e “modernizador” do Parlamento.

Notícia publicada por:

Democrata exemplar e modernizador do Parlamento

“Era um democrata exemplar, sempre conciliador, sempre presente e solidário e, por isso, sempre acarinhado por todos”, disse Ferro Rodrigues.

“Jurista reputado e culto, grande orador e escritor, deixou a sua impressão digital em muitas e importantes leis da República, por isso, muitos o recordam e, justamente, como o grande legislador da democracia”, sublinhou.

Ferro Rodrigues lembrou, ainda, os quase sete anos que o presidente honorário do PS esteve à frente da Assembleia da República, afirmando que “deixa uma memória ainda muito viva junto de todos os funcionários e deputados que com ele se cruzaram e deixou uma marca que a história parlamentar recordará como uma marca modernizadora”.

“Foi com ele que o Parlamento cresceu, com novas instalações, foi com ele que o Parlamento se começou a adaptar à era da internet e foi com ele que o parlamento consolidou a sua aproximação às novas gerações”, acrescentou.

O presidente da Assembleia da República considerou ainda Almeida Santos “um dos grandes estadistas destes 41 anos de democracia”.

“Lutou pelas liberdades antes e depois do 25 de Abril, exerceu com grande competência política e inegável patriotismo vários e relevantes serviços à causa pública, tanto no Governo como na oposição”, disse.

É, por isso, concluiu Ferro Rodrigues, que “com profunda tristeza dou testemunho público do meu pesar pelo seu falecimento, que foi já transmitido à sua família”.