home

DÉFICE DE 2016 FICARÁ CONFORTAVELMENTE ABAIXO DE 2,5%

DÉFICE DE 2016 FICARÁ CONFORTAVELMENTE ABAIXO DE 2,5%

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou ontem que o défice em 2016 ficará “confortavelmente abaixo de 2,5%”, confirmando a boa execução orçamental e o cumprimento das metas acordadas com Bruxelas.

Notícia publicada por:

DÉFICE DE 2016 FICARÁ CONFORTAVELMENTE ABAIXO DE 2,5%

“A União Europeia fixou-nos um objetivo de termos um défice de 2,5% e podemos hoje dizer que teremos um défice confortavelmente abaixo de 2,5%”, disse, acrescentando que “são esses os dados da execução orçamental, quer do lado da despesa, quer do lado da receita, e tendo em conta o próprio nível de crescimento da economia”.

Segundo o chefe do Governo, que falava no final de uma receção à delegação paralímpica de Portugal, em Lisboa, a revisão em alta dos dados do crescimento do PIB de 0,8% para 0,9% no segundo trimestre do ano revela que se está “a inverter, ainda que ligeiramente, a tendência de desaceleração que vinha de 2015”.

António Costa lembrou que “o país sofreu quatro anos de um choque económico brutal que nos fez recuar décadas em crescimento, em emprego, em investimento”. Por isso, defendeu, “é necessário fazer agora um esforço acrescido”.

O primeiro-ministro defendeu a necessidade de prosseguir um rumo de crescimento de uma forma mais “robusta”, sublinhando que “os dados do emprego são também positivos. Os dados do clima económico e da confiança são positivos. E é essa a trajetória que temos de seguir”.