Defender a contratação com direitos
“Não há precariedade boa. Temos de defender a contratação com direitos, porque não é nenhuma benesse do empregador, é uma garantia fundamental do nosso contrato social”, defendeu.
O também líder da Concelhia do Porto foi um dos oradores da segunda conferência de preparação do XXI Congresso Nacional do PS subordinada ao tema “Precariedade: vidas de segunda”.
Considerando a luta contra a precariedade como “uma matéria absolutamente central”, Tiago Barbosa Ribeiro sublinhou que a discussão deste tema surge num “contexto muito preciso” de uma maioria de esquerda que deu expressão à vontade da maioria do povo português.
Governo estuda medidas de combate à precariedade
E que “só foi possível”, frisou, “depois do maior ataque antissocial e antimundo do trabalho desde o 25 de Abril” levado a cabo pelo anterior Governo.
Na sua intervenção, o deputado socialista adiantou que existe um grupo de trabalho constituído por representantes da maioria parlamentar que suporta o Governo e que estuda neste momento medidas para combater a precariedade laboral.
Tiago Barbosa Ribeiro defendeu ainda que os serviços da Administração Pública “têm de dar o exemplo”, não recorrendo à celebração de contratos a prazo.