Conselho de Estado saúda candidatura exemplar de Guterres
A posição consta de um comunicado distribuído aos jornalistas no Palácio de Belém, em Lisboa, após cinco horas de reunião do Conselho de Estado.
Recorde-se que António Guterres é conselheiro de Estado, nomeado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e participou nesta reunião.
Segundo a nota do Conselho de Estado, a escolha do próximo secretário-geral das Nações Unidas foi analisada na reunião por ser “um dos desafios das próximas semanas”.
No comunicado, o Conselho de Estado “saúda o engenheiro António Guterres e regista com particular satisfação os resultados concludentes que a sua candidatura obteve neste primeiro ciclo de votações realizado nas Nações Unidas”, em que ficou sempre em primeiro lugar.
Para os conselheiros do Estado português, a candidatura de Guterres é “exemplar pelos méritos do candidato”, entre os quais “a experiência, a visão estratégica, a capacidade de diálogo”.
Um dia depois de ter surgido uma nova candidata à liderança das Nações Unidas, a búlgara Kristalina Georgieva, o Conselho de Estado considera que a candidatura de Guterres é exemplar também pelo tempo e pela forma da sua apresentação, desejando “as maiores felicidades” a Guterres no novo ciclo de votações.