home

António Costa enaltece contribuição da diáspora qualificada

António Costa enaltece contribuição da diáspora qualificada

O Governo está empenhado em valorizar a geração altamente qualificada que existe atualmente em Portugal, assegurou o primeiro-ministro, em Londres, numa visita oficial em que enalteceu a contribuição da diáspora portuguesa para a economia do Reino Unido.

Notícia publicada por:

António Costa enaltece contribuição da diáspora qualificada

Durante a intervenção que realizou num jantar do Centro Português de Estudos – um grupo de profissionais portugueses ligados essencialmente ao setor da finança em Londres –, António Costa apontou para as oportunidades oferecidas pelo Brexit para atrair investimento para Portugal, referindo também a “rede absolutamente extraordinária” que representam os cinco milhões de portugueses e lusodescendentes pelo mundo.
“É não só uma rede de conhecimento dos mercados importante para as nossas exportações, como são prescritores de investimento em Portugal e muitos são empresários ou gestores de grandes empresas que podem tomar decisões que são relevantes para o país”, disse, reconhecendo que uma parte desta diáspora saiu de Portugal durante um período em que o ritmo ao qual foi formada uma “nova geração altamente qualificada” não foi acompanhado pelo desenvolvimento do tecido empresarial no sentido de absorver esses profissionais.
Assim, defendeu que “o grande esforço que é prioritário fazer” nos próximos anos passa pelo “encontro entre a enorme disponibilidade de recursos humanos que o país hoje tem e a procura de recursos humanos que o tecido empresarial está a fazer”.
Neste ponto, congratulou-se com o investimento de muitas empresas estrangeiras em Portugal – incluindo britânicas –, atraídas pela qualidade dos recursos humanos existentes no nosso país.
Nestes dois dias de visita oficial a Londres, que começou com um encontro em Downing Street com a homóloga britânica, Theresa May, incluiu-se também um encontro com a comunidade portuguesa na residência do embaixador de Portugal no Reino Unido, Manuel Lobo Antunes.
A agenda do primeiro-ministro português foi dominada pela temática económica, começando com um pequeno almoço com potenciais investidores, seguido pela participação no fórum de negócios “Portugal/Reino Unido”, organizado pela AICEP e pela Portugal In, em parceria com a Bloomberg, uma reunião com o príncipe André, antigo representante especial para o Comércio e Investimento Internacional, e uma intervenção numa conferência económica sobre negócios entre Portugal e a Índia.

Emigrantes são bem-vindos
Na capital do Reino Unido, o líder do Executivo português fez questão de salientar que os portugueses que estão emigrados são “muitíssimo bem-vindos” se quiserem regressar a Portugal, sem prejuízo de manifestar certeza em que continuarão a ser bem acolhidos no Reino Unido.
A mensagem foi transmitida num encontro com a comunidade residente no Reino Unido, na residência do embaixador de Portugal em Londres, Manuel Lobo Antunes, com a presença de uma centena de profissionais portugueses de áreas como a ciência, o ensino ou as artes.
António Costa afirmou que a visita à capital britânica tinha como principal objetivo “assegurar não só a continuidade das relações futuras com o Reino Unido, mas também a salvaguarda dos direitos, seja dos britânicos residentes em Portugal, seja dos portugueses residentes no Reino Unido”.
Transmitiu, assim, uma mensagem de tranquilidade no sentido em que “a relação vai prosseguir para além do Brexit”, focada “novas áreas de cooperação, como a investigação científica, o ensino superior, a inovação, as novas tecnologias ou os serviços financeiros”.