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Competitividade do país reforça-se mantendo aposta na ciência, qualificação e inovação

Competitividade do país reforça-se mantendo aposta na ciência, qualificação e inovação

Lisboa foi a cidade escolhida pela alemã Mercedes-Benz para instalar o primeiro centro de competências digitais da marca. Um centro de investigação que conta já com 10 jovens talentos, estando a empresa alemã a pensar em recrutar brevemente mais 300 pessoas, sobretudo engenheiros, e estender a sua atividade a outras áreas, como os veículos pesados.

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Competitividade do país reforça-se mantendo aposta na ciência, qualificação e inovação

Presente na cerimónia de inauguração deste centro, o primeiro-ministro, António Costa, congratulou-se que a Mercedes-Benz tenha escolhido Portugal e a cidade de Lisboa, para aqui instalar o seu primeiro centro mundial de competências a nível digital, destacando que o país, com esta escolha, “melhora a sua posição” subindo um patamar na “cadeia de valor na indústria automóvel à escala global”.

Segundo António Costa, a um país como Portugal “já não lhe bastava liderar”, dentro da indústria automóvel, sectores como o fabrico de moldes e de peças, sustentando o primeiro-ministro que o país reivindicava há muito uma nova atividade da indústria automóvel, algo que foi agora conseguido, como reconheceu, “com a aposta na indústria digital”.

Para o primeiro-ministro, este novo passo não deve contudo impedir que Portugal continue a manter o lugar de destaque que alcançou a nível mundial no fabrico de moldes e de peças para a indústria automóvel, devendo agora afirmar-se também, como defendeu, no suporte a esta nova atividade, que vai fornecer soluções tecnológicas para todo o mundo.

Inverter o ciclo

Depois de se congratular com a escolha deste dia 9 de maio, Dia da Europa, para o anúncio da instalação deste centro em Lisboa, António Costa louvou a “maior reforma estrutural do país”, iniciada há 20 anos na ciência, constatando que o “ciclo que agora se inverte”, com postos de trabalho qualificados a serem criados em Portugal, em vez, como aludiu, de “engenheiros a emigrar”. 

A escolha da Mercedes-Benz de instalar na capital portuguesa o seu primeiro centro mundial de competências a nível digital, uma escolha que colocou a capital portuguesa à frente de cidades como Barcelona, Londres e Berlim, que também pretendiam ficar com este centro digital, traduz, segundo o primeiro-ministro, um esforço claro do conjunto dos países da União Europeia de “progredirem na inovação”, avançar no mercado interno e “competir num mundo global”, o que vem reforçar, como salientou, a necessidade de Portugal “continuar a dar prioridade, à ciência, às qualificações e à inovação”. 

A instalação deste centro de competências digitais da Mercedes-Benz contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, um investimento que Fernando Medina considera ser o reflexo da aposta que a cidade tem vindo a fazer para incentivar o “talento, a formação, o empreendedorismo e a criatividade”.

Para Fernando Medina, o gigante alemão da indústria automóvel tem no município “um parceiro comprometido”, da mesma forma, como realçou, que “nos envolvemos com todas as empresas que querem investir em Lisboa” e que aqui encontram uma cidade “aberta e tolerante”, que sabe acolher todos os que “nos escolhem para desenvolver os seus negócios”.