home

Comissão de inquérito é uma irresponsabilidade da direita

Comissão de inquérito é uma irresponsabilidade da direita

A constituição de uma comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD), pedida a título potestativo por deputados de PSD e CDS, é uma “irresponsabilidade” num momento em que se discute a recapitalização do banco, denuncia João Galamba. O deputado socialista sublinha, no entanto, que o PS não deixará de participar “ativamente” nos trabalhos da comissão.

Notícia publicada por:

Orçamento é de “consolidação” e de “autonomia estratégica”

“A posição do PS é conhecida: parece-nos uma irresponsabilidade a constituição desta comissão de inquérito agora”, num momento em que é negociada com as instituições europeias a recapitalização do banco público.

“Se há dois partidos que sabem exatamente o que se passou, passava, o que foi feito e não foi feito na CGD, são precisamente PSD e CDS-PP”, acusou o deputado do PS, a quem causa “estranheza” este pedido dos partidos que estiveram no anterior Governo.

Em 2012, segundo lembrou João Galamba, houve também uma recapitalização da Caixa, e na altura terá sido feito um “levantamento” da situação do banco.

Neste cenário, o deputado socialista considera que ou esse trabalho foi “mal feito, incorretamente feito”, e agora PSD e CDS pedem novos dados, ou foi bem feito “e os problemas da Caixa são posteriores”, ou seja, são referentes ao período entre o programa de ajustamento e o presente.

“Supostamente, foi feito um levantamento exaustivo das necessidades da Caixa em 2011 e 2012”, sublinhou João Galamba, lembrando, a propósito, que a “estabilidade do setor financeiro” foi um dos pilares do programa de assistência financeira firmado com a troica.

No entanto, adiantou, o PS participará “ativamente” nos trabalhos da comissão como “sempre” o fez em todos os inquéritos parlamentares.