Nuna sessão muito participada, nas docas do Parque Verde do Mondego, Ana Abrunhosa destacou a coligação “de vontades e de visões”, que junta PS, Livre, PAN e o movimento Cidadãos por Coimbra, para construir um novo ciclo de desenvolvimento e progresso.
afirmar a ambição de uma “Coimbra global, capaz de competir com as melhores cidades da Europa”.
Reiterando que Coimbra “não pode continuar a viver na sombra do que já foi”, a cabeça de lista às eleições autárquicas de 12 de outubro projetou uma renovada visão de futuro, deixando, a este propósito, uma palavra de reconhecimento ao último edil socialista do município, Manuel Machado, também presente, para afirmar a ambição de uma “Coimbra global, capaz de competir com as melhores cidades da Europa”.
“A grande riqueza do PS é a diversidade”
Elogiando a candidatura liderada por Ana Abrunhosa, o Secretário-Geral socialista afirmou que este é um bom exemplo do PS “como uma grande casa comum de encontro”.
“A grande riqueza do Partido Socialista é essa diversidade, que é interior, que é interna, mas que é esta diversidade de acolher, de se abrir às expressões cívicas e às expressões políticas que estão expressas noutros movimentos e identidades”, salientou José Luís Carneiro, afirmando que Ana Abrunhosa é a expressão dessa forma de entender e compreender o mundo.
Na sessão, em que também tomaram a palavra a porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, a cabeça de lista do Livre por Coimbra nas últimas legislativas, Clara Cruz Santos, e o coordenador do movimento Cidadãos por Coimbra, João Gouveia Monteiro, em representação das forças políticas e cívicas que integram a coligação Avançar Coimbra, Ana Abrunhosa enumerou várias das prioridades para o mandato.
Escolas que sejam também centros culturais, a desburocratização da Câmara de Coimbra, um sistema de transportes “eficaz” e “tendencialmente gratuito”, habitação acessível, uma cidade com mais jardins e espaços verdes, assim como orçamentos participativos locais foram algumas das ideias avançadas para o concelho e para servir os conimbricenses.