Celebrar a República através da arte
O anúncio foi efetuado pelo próprio António Costa no final da visita inaugural da exposição da coleção António Cachola, que está atualmente patente no Palácio de São Bento como forma de assinalar o 5 de Outubro.
“Tal como fizemos o ano passado, decidimos que a melhor forma de comemorar o 5 de Outubro é com uma homenagem à nossa cultura e à cultura contemporânea”, disse o primeiro-ministro.
António Costa destacou ainda o trabalho do curador da exposição inaugurada na sexta-feira, João Pinharanda, por ter organizado a coleção e o desafio que foi “não para a exibir num museu, não para a exibir numa galeria, mas para a exibir num espaço que é de trabalho, um espaço de representação”.
João Pinharanda, por sua vez, explicou que “cada espaço foi pensado com humor, alguma ironia”, mas que “tudo foi muito bem aceite” por António Costa.
Este é o segundo ano consecutivo em que o Palácio de São Bento assinala a Implantação de República através da exposição de obras de arte portuguesa contemporânea, uma iniciativa que tem como objetivo valorizar a cultura e garantir que o património cultural e artístico do país é celebrado e acessível a todos os cidadãos, de forma gratuita.
A residência oficial do primeiro-ministro, onde estão expostas as 50 obras, da autoria de 33 artistas portugueses, vai estar aberta aos visitantes todos os domingos até ao final do ano.