Carlos César satisfeito com apoio do Governo na construção do novo hospital da Madeira
“Felizmente entramos agora numa fase em que o Estado também assume corresponsabilidades e isso é muito bom para os Açores e para a Madeira”, defendeu o dirigente do PS, durante uma visita ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, lembrando que, enquanto presidente do Governo dos Açores, teve de suportar com fundos regionais a construção de um hospital em Ponta Delgada, outro em Angra do Heroísmo e a reconstrução de um hospital na Horta.
Segundo Carlos César, o assumir desta responsabilidade “é muito importante do ponto de vista da cumplicidade do país e dos órgãos da República para com a necessidade de desenvolver projetos estruturantes nas regiões autónomas”.
Assim, a visita do presidente do partido e dos membros da direção do Grupo Parlamentar do PS ao hospital da Madeira serve “justamente para salientar essa boa notícia e a boa disponibilidade” do Executivo, explicou, acrescentando que também tem por objetivo fazer com que “nem o Estado nem a região se esqueçam de, conjuntamente, desenvolver este compromisso”.
No entanto, o presidente da bancada socialista considera que esta responsabilidade do Governo da República “chega tardia, porque já estamos com 40 anos de autonomia e isso nunca aconteceu no passado”.
Governo aceita proposta do presidente do PS-Madeira
Carlos César lembrou que o Governo, “por ocasião de uma proposta que foi apresentada na discussão do Orçamento do Estado pelo deputado Carlos Pereira, assumiu a responsabilidade de cooperar com a administração regional na construção do novo hospital do Funchal, comparticipando em 50% do valor da construção da obra”.
Neste momento, a construção do novo hospital está numa fase de elaboração do projeto, que compete à Região Autónoma da Madeira, e depois, “uma vez desenvolvida essa obra, o Governo da República tem, por via do Orçamento do Estado, a obrigação afirmada de contribuir com 50%, o que será uma ajuda muito importante para este empreendimento”, afirmou.
“É um hospital naturalmente com limitações físicas e por isso mesmo a necessidade de construir um novo hospital”, defendeu durante a visita ao atual hospital. Porém, “é um hospital avançado do ponto de vista da formação dos seus profissionais”, tem “um centro de simulação ímpar” e é tido “como uma unidade de saúde prestigiada no contexto nacional”, esclareceu Carlos César.
A direção do Grupo Parlamentar do PS iniciou ontem uma visita de três dias à Região Autónoma da Madeira. Para amanhã está agendada uma visita às zonas afetadas pelos incêndios.